Av. Antártico, 464 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09726-150 | PABX: (11) 4362-4752 E-mail: contato@rf-associados.adv.br

Campanhas e Eventos

PROTEJA O MEIO AMBIENTE - PROTEJA O PLANETA

Vivemos um momento único da história da Humanidade e do Planeta, pois entramos numa fase crítica por enfrentarmos problemas ambientais desastrosos. É um fato assegurado que se as pessoas não mudarem de mentalidade, estes problemas ambientais causados pela própria humanidade podem, em breve, extinguir toda a vida no planeta. Assim é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na proteção da natureza a todos os níveis e sentidos.

Cada pessoa tem a responsabilidade moral de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação global. Através deste espaço pretendemos dar esse alerta de conscientização. Pequenas atitudes individuais podem trazer grandes benefícios para a humanidade. É necessário ter-se a consciência que a maior parte das nossas ocupações quotidianas provoca impacto no Meio Ambiente. Acender uma luz, abrir uma torneira, viajar de carro ou fazer compras. Qualquer atividade consumista tem uma repercussão negativa no equilíbrio ecológico do planeta.

O segredo é minimizar ao máximo os danos que fazemos no dia-a-dia. Este fenômeno pode ser representado com a frase: “consumir é votar”. Esta frase significa que a maioria de nossas atitudes habituais expressam uma opção, seja negativa ou positiva.
Elas nos permite escolher entre um produto tóxico e outro inócuo, entre usar e desbaratar, entre gerar lixo, reciclar, reparar ou evitar os resíduos antes de comprar. Somos todos livres para escolha, mas para que essa liberdade seja real e positiva, deve ser bem fundamentada baseando-se no conhecimento e na compreensão de que tudo o que consumimos não aparece espontaneamente nas prateleiras do supermercado, nem desaparece por artes mágicas no contentor do lixo.

Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro, constituindo um ciclo vicioso de produção-consumo-resíduos, que vai determinar o seu impacto real e extremamente negativo no Meio Ambiente. Muitas vezes a aquisição de objetos obedece apenas a questões de publicidade, promoções ou necessidades criadas artificialmente e não as verdadeiras razões de utilidade. Existem alternativas à nossa forma de vida atual, que podemos começar a construir, elevando o olhar acima do supérfluo para nos fixarmos apenas no mais essencial e verdadeiro.

PENSE GLOBALMENTE, ATUE NA SUA REGIÃO

COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS PODEM ALCANÇAR TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS